Postagens populares

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VISITA A UM PARAÍSO VIRGINAL



O Comitê da Bacia Hidrográfica SF9 – Afluentes Mineiros do Médio São Francisco reuniu-se, no dia 31 de agosto no município de Bonito de Minas. Os conselheiros tiveram uma calorosa acolhida no plenário da Câmara Municipal, quando foram saudados pelo prefeito municipal José Raimundo Viana na abertura dos trabalhos e pela vice-prefeita Vânia Carneiro. O plenário estava repleto com o público formado por presidentes de entidades locais e estudantes, somando com os conselheiros na discussão de importantes temas ligados aos recursos hídricos e à revitalização do Rio São Francisco.
No segundo momento, foi oferecido um especial almoço aos conselheiros, tendo como prato principal um dourado assado com arroz de barriga, da arte culinária de Miguel - iguaria de primeira, mesmo sabendo que a especialidade local, na culinária, é a paçoca de carne seca. O almoço foi servido na secretaria municipal de Educação, estando à frente o próprio secretário municipal de Educação.
Terceiro momento: visita ao balneário do Catulé. Se todos estavam felizes com a recepção que fora feita ao CBHSF9, ali, às margens do Catulé, os conselheiros se sentiram muito melhor à beira de um paraíso. O rio vem do alto, nascido em diversas locas aos pés de buritis, descendo dali abrindo caminho entre pedras, deslizando-se sobre lajes acinzentadas, rolando seixos brilhantes, fazendo dançar algas verdes e vermelhas, folhagens de samambaias e beijando, aqui e acolá, troncos de buritis. É uma pena que às imagens não foi possível juntar a cantiga do rio. A mais pura canção da natureza. Vejam as fotos solfejando a canção Chuá, chuá – vai dar para sentir mais o encanto.
O Catulé se encontra em estado virginal, com fartas águas numa estação do ano (agosto/setembro) em que tantas outras fontes da região estão secas e que, cortando o cerrado não têm os olhos a graça do verde. Contemple-se ali uma visão do éden em um mundo de sequidão.
Bonito de Minas nos dá um bonito exemplo de como conservar, preservar e respeitar a natureza. O que se faz no mundo, destruindo a Terra, muitas vezes por ganância, tem ali um modelo de uma vida mais saudável e de boa relação entre o homem e a natureza. É possível sim alcançar o desenvolvimento sem destruir o meio ambiente.
Bonito de Minas é bonito de se ver... e ficar!


.
.
.
.
.
.
.

Um comentário:

  1. Parabéns Dr. João Naves pelo blog. Me desculpe, copiei um texto de sua autoria em minha página do https://www.facebook.com/vanderspmg
    espero que não se chateie, pois foi apenas para mostrar para alguns amigos a beleza do texto e o sentimento ao "Velho Chico".
    Fui aluno de sua filha Beatriz na Caio Martins em 1994.

    ResponderExcluir